Uma sociedade empresarial envolve um caráter muito importante, por vezes esquecido: o relacionamento entre os sócios. Convivência, dificuldades da gestão, incompatibilidade de opiniões entre outros aspectos podem sobrecarregar a relação entre as partes, impactando a estrutura da empresa. Como lidar com isso?
Dificuldades para alinhar pensamentos entre sócios são normais numa gestão, mas a intensidade e a frequência desses conflitos podem indicar que algo não está certo. Se passa a faltar cordialidade e compreensão, é necessário buscar ajuda para resolver os problemas.
É muito importante prever, antes da concepção da sociedade, que situações de conflito possam surgir, mesmo que ela seja composta por familiares ou amigos de longa data. Nesse contexto, é recomendada a criação de acordo de cotistas, o qual irá antecipar situações de divergência e apontar o caminho para a resolução de situações conflitantes, preservando o bom andamento da atividade empresarial.
Em casos extremos, é indicado a eleição de um mediador, que terá a função de auxiliar na resolução dos conflitos. Em casos mais extremos, tais discussões podem ser encaminhadas ao Judiciário, o que é custoso, moroso, e em geral, altamente prejudicial à própria empresa e suas atividades.